Governo de SP reabre estação Pedro II do Metrô para abrigar moradores em situação de rua durante o frio

Além da disponibilização de colchões e cobertores, serão distribuídos kits de higiene e refeições em nova etapa da ação “Noites Solidárias”




O Governo do Estado de São Paulo irá realizar mais uma ação “Noites Solidárias a partir deste sábado (11) na estação Pedro II do metrô. Serão distribuídos colchões, cobertores, kits de higiene e refeições para o acolhimento de pessoas durante o período de baixas temperaturas previsto para os próximos três dias. 

O objetivo é amparar e proteger à população de rua do inverno rigoroso. A Defesa Civil do Estado irá emitir estado de alerta para baixas temperaturas em todo o território a partir deste domingo (12) até a próxima terça-feira (14). Os alertas são emitidos sempre que a sensação térmica mínima é de 13ºC.

O “Noites Solidárias” é uma ação em conjunto das secretarias de Desenvolvimento Social e Transportes Metropolitanos, com o apoio da Defesa Civil estadual e do Fundo Social de São Paulo. O acolhimento está previsto para acontecer, inicialmente, até terça-feira (14), entre 19h e 8h do dia seguinte. 

A iniciativa irá manter o mesmo formato da ação anterior, realizada entre os dias 17 e 20 de maio e que abrigou 179 pessoas: capacidade para abrigar 100 pessoas nas dependências da estação Pedro II do metrô e o fornecimento de jantar às pessoas por meio de uma unidade do Bom Prato Móvel. Na manhã seguinte, os abrigados serão encaminhados à unidade 25 de março do Bom Prato para o café da manhã.


Inverno Solidário

A Campanha Inverno Solidário, coordenada pelo Fundo Social de São Paulo, tem o objetivo de arrecadar cobertores novos para serem doados as pessoas em situação de rua e entidades sociais.

As doações para a campanha, que será realizada até 21 de setembro, poderão ser entregues diretamente para o Fundo Social de São Paulo e na capital paulista em pontos de coleta instalados nas estações de trens e metrô, terminais de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e unidades do Poupatempo.

Nos outros municípios paulistas, a entrega e a distribuição são coordenadas pelos fundos municipais. As doações serão destinadas a pessoas em situação de rua e entidades sociais, hospitais e centros de acolhimento.

Além de arrecadar cobertores novos, a campanha promove ações e combate a doenças comuns do inverno nas unidades das Praças da Cidadania, mantidas pelo Fundo Social em locais com alta vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde também segue com ações de prevenção e vacinação contra a gripe.


Apoio empresarial

A iniciativa conta com o apoio da Klabin, que doou 8 mil caixas que serão distribuídas pelos estabelecimentos parceiros para doações de cobertores. A empresa é parceira da campanha há mais de 20 anos.

Responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site oficial, a Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo – também oferece um canal que indica os pontos de coleta mais próximos para doações. Ao informar o CEP, o site oferece a relação de unidades que estão recolhendo cobertores na região.

A Prodesp também é responsável pelo Poupatempo. Novamente, todos os postos do programa receberão cobertores para distribuição a entidades assistenciais ligadas ao Fundo Social de São Paulo e dos municípios.

Mais informações: www.invernosolidario.sp.gov.br

Comentários

  1. Me chamo Serginho Madureira!
    Fico comovido em saber que nossos governantes estão se preocupando com as pessoas que por algum motivo foram parar na rua. Atitude nobre da Klabin, e da população que numa força tarefa ajuda como pode, até mesmo na divulgação do projeto. PARABÉNS A TODOS ENVOLVIDOS.

    ResponderExcluir

Postar um comentário