Rodrigo Garcia garante 10 mil vagas do Bolsa Trabalho para população de rua da capital

Governador, prefeito e secretários estaduais e municipais se reuniram na Prefeitura de SP para definir políticas públicas conjuntas



O governador Rodrigo Garcia confirmou nesta quinta-feira (8) a oferta de 10 mil vagas do Bolsa Trabalho destinadas exclusivamente à população de rua da cidade de São Paulo. A medida foi anunciada durante reunião com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e secretários do Governo do Estado e da Prefeitura.

“Vamos ofertar 10 mil vagas do Bolsa Trabalho na cidade de São Paulo especificamente para a população em situação de rua e definir com a Secretaria de Assistência Social do município a qualificação profissional, os postos de trabalho a quantidade de bolsistas por turma. A previsão de abertura das inscrições é no mês de junho”, afirmou o governador.

O Bolsa Trabalho é uma das iniciativas do Bolsa do Povo, maior programa estadual da história para assistência social e transferência de renda. O Estado paga R$ 540 por mês a beneficiários que cumprem atividades de trabalho em órgãos públicos municipais e estaduais.

A carga horária é de quatro horas diárias, cinco dias por semana, e o benefício poderá ser pago por cinco meses consecutivos. Além do auxílio financeiro, o Bolsa Trabalho também oferece cursos de qualificação profissional e apoio à empregabilidade por meio dos PATs (Postos de Atendimento ao Trabalhador).


Reunião de trabalho

A reunião de trabalho entre autoridades estaduais e municipais foi realizada na sede da Prefeitura, na região central. O grupo discutiu ações conjuntas de curto e médio prazo entre as duas gestões e novas políticas públicas integradas para solucionar problemas da metrópole.

Além de estreitar as relações institucionais entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, a iniciativa confirma a disposição do governador e do prefeito para ampliar trabalhos coordenados em áreas prioritárias como assistência social, proteção ao meio ambiente e combate a enchentes.

“A integração das equipes permite potencializar trabalhos que já são desenvolvidos em conjunto entre Estado e Prefeitura. A gente reforça esse trabalho de união do governador Rodrigo Garcia com a Prefeitura de São Paulo, melhorando ainda mais os serviços para os cidadãos que moram na cidade”, declarou o prefeito.


Assistência social

O grupo apontou medidas para conter o aumento da população em situação de rua e o agrupamento de dependentes químicos na capital. Em curto prazo, o Estado propõe ampliar os programas Redenção e Reencontro para acolhimento e tratamento de usuários de drogas, além de novas iniciativas da rede Bom Prato em Paraisópolis, na zona sul, e Campos Elíseos, no centro. 

Estado e Prefeitura também vão ampliar a oferta de serviços públicos em regiões com alto índice de vulnerabilidade social. O Governo de São Paulo está priorizando a Praça da Cidadania em Paraisópolis e o Parque Heliópolis, projetos que unem ações de lazer, inclusão social, esporte, qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda para moradores de comunidades vulneráveis.


Meio ambiente

Na área ambiental, Governo do Estado e Prefeitura vão intensificar a parceria para limpeza e desassoreamento de córregos e áreas de mananciais na capital. O combate a enchentes prevê obras conjuntas de macrodrenagem, ampliação de piscinões e estudos para novos reservatórios.

O encontro desta quinta também deu sequência a discussão de propostas conjuntas para fomentar o turismo e a economia criativa na maior cidade da América do Sul. Novos projetos estão sendo analisados por equipes técnicas do Estado e de Prefeitura e preveem a participação da iniciativa privada para ampliar oportunidades de geração de emprego e renda nos dois setores.

Comentários

  1. Você sempre lutando pelo nosso Estado. Parabéns Rodrigo Garcia quem conhece seu trabalho,sabe da sua competência

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Rodrigo vamos dar trabalho pra esse povo vc sabe trabalhar se Deus quiser vc vai ser o nosso governador tenho certeza que Deus quer

    ResponderExcluir

Postar um comentário