Mais quatro Hospitais Dia da capital de São Paulo passam a funcionar 24 horas

Ampliação do horário desses equipamentos, que teve início em agosto de 2021, possibilitou o restabelecimento pleno das atividades cirúrgicas para o patamar pré-pandêmico



Mais quatro Hospitais Dia (HDs) da cidade de São Paulo estenderam o horário de atendimento e passaram a funcionar 24 horas por dia, de domingo a domingo. Agora, nove das 17 unidades da rede própria atendem ininterruptamente. 

Os HDs que passaram a atender 24 horas neste mês foram Brasilândia/Freguesia do Ó, Santo Amaro, Capela do Socorro e Sorocabana. Os que já atendiam nesse formato desde agosto do ano passado são Vila Guilherme/Vila Maria, São Miguel (Dr. Tito Lopes da Silva), Butantã, Ipiranga (Dr. Flávio Giannotti) e Cidade Ademar. 

Além disso, tiveram o horário estendido no segundo semestre de 2021 e passaram a funcionar até as 22h outros quatro HDs: Itaim Paulista, Mooca, Campo Limpo e M’Boi Mirim I. As unidades São Mateus, Penha, M'Boi Mirim II e Vila Prudente atendem até as 19h. 

A mudança tem se refletido em maior número de pacientes operados. Em 2020, quando houve a manutenção parcial das cirurgias eletivas em razão das restrições impostas no primeiro ano da pandemia de Covid-19, foram realizados 76.078 procedimentos cirúrgicos em todos os HDs do município, incluindo os serviços contratualizados pela prefeitura. Em 2021, esse número saltou para 120.390, um aumento de 58% em relação a 2020 e semelhante ao realizado em 2019, antes da pandemia, o que mostra o restabelecimento pleno das atividades cirúrgicas nesses equipamentos de saúde. 

”A ampliação do horário de funcionamento dos HDs tem se mostrado efetiva para otimizar o atendimento a pacientes e aumentar a oferta de cirurgias na capital. É um ganho importante para a população”, avalia o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

Em agosto do ano passado, cirurgias e procedimentos diagnósticos cirúrgicos eletivos, que eram até então realizados somente em hospitais convencionais, passaram a ser realizados em 13 HDs que tiveram seus horários de funcionamento estendidos para atender à demanda dos cidadãos.

A mudança tem beneficiado cidadãos como a autônoma Adriana Silva de Oliveira de Lana, 46 anos, moradora da zona sul da cidade. Em razão de dor provocada por cálculos biliares, ela passou por uma colecistectomia em 21 de fevereiro deste ano e afirma que a ampliação do horário fez toda diferença na agilização de sua cirurgia. Ela foi atendida no HD de Cidade Ademar, um dos que atualmente funcionam 24 horas. “Fui muito bem atendida e estou em recuperação. Com certeza minha vida vai melhorar muito daqui para frente”, diz.


Melhor estrutura cirúrgica

A iniciativa faz parte do programa Avança Saúde SP e tem como objetivo otimizar a utilização da estrutura cirúrgica dos HDs a fim de promover uma reorganização no fluxo do município, reduzindo a demanda nos demais hospitais, que devem se encarregar das cirurgias de maior complexidade ou de pacientes com estado mais grave de saúde. 

Colecistectomias por via laparoscópica, cirurgias de correção de incontinência urinária de esforço com sling, as otonorrinolaringológicas e colonoscopias em idosos com comorbidades são destaques do programa.

Os HDs são equipamentos da Rede de Atenção Especializada que realizam procedimentos considerados de pequena e média complexidade. Nessas unidades, são realizadas cirurgias gerais, vasculares, ginecológicas, pediátricas, proctológicas e otorrinolaringológicas, além de consultas especializadas e exames. Cirurgias que necessitam de maior período de observação e procedimentos em idosos e pessoas com comorbidades são realizados nas unidades 24 horas. Os casos de pequeno e médio porte, em pacientes sem comorbidades, são realizados nos demais HDs.

Comentários