Bolsonaro decide tirar presidente da Petrobras

O general Joaquim Luna assumiu o comando da estatal em abril do ano passado; fontes do governo informaram ao Radar que o anúncio será feito nas próximas horas

Bolsonaro e Joaquim Luna

Radar/Veja

O presidente Jair Bolsonaro decidiu tirar o general Joaquim Luna do comando da Petrobras. Fontes do governo informaram ao Radar que o anúncio será feito nas próximas horas. Nomeado há um ano, Joaquim Luna, segundo uma fonte do governo, já foi inclusive avisado da demissão.

Com a saída de Luna, o nome mais forte, no Planalto, para assumir o comando da estatal é o de Adriano Pires, atual diretor do Centro Brasileiro de Infraestrutura. A troca foi decidida por Bolsonaro ouvindo o ministro Bento Albuquerque, das Minas e Energia. 

Se a escolha se confirmar, será por um nome do setor. Pires atua como consultor de empresas privadas no setor de energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis. Foi assessor do diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Superintendente de Importação e Exportação de petróleo, seus derivados e gás natural e Superintendente de Abastecimento. É economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em planejamento energético pela Coordenação de Pós-graduação em Engenharia e doutor em economia industrial pela Universidade Paris XIII. 

Comentários