'São Paulo inclui, nunca segrega', artigo de Ricardo Nunes

Ao festejar 468 anos, metrópole acredita no trabalho e respeita a diversidade


O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB)

Folha de S.Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) foi um vencedor, com sua capacidade de fazer a abertura para o diálogo democrático. Continuar seu trabalho e desenvolver novos projetos é obrigação. Nos 468 anos de São Paulo, o segundo aniversário em que tenho o privilégio de ser seu prefeito, reafirmo meu amor pela cidade e renovo os compromissos do Plano de Metas e do programa de governo.

Fui vereador por dois mandatos, sou empresário, casado e pai de três filhos. Estudei em escola pública e morei na Capela do Socorro, no Parque Santo Antônio, periferia da capital. Sei qual é a realidade da população e a minha responsabilidade. Tenho espírito público e acredito no trabalho. Jamais vou me omitir.

Conto com uma equipe que valoriza os servidores. Temos apoio da Câmara Municipal na formulação de novos marcos legais, fundamentais para a cidade, e relação institucional, forte, com os governos federal e estadual, traduzida em resultados, como o iminente fim da dívida paulistana com a União, benefício anual de cerca de R$ 3 bilhões. Ou os projetos com o governo estadual para mobilidade, habitação e vacinação. Ninguém faz nada sozinho.

Somos a capital mundial da vacina, com 100% da população adulta imunizada, mas a variante ômicron exige cautela adicional. Adiamos o Carnaval, enquanto avançamos na vacinação de crianças e nas doses de reforço. Tenho certeza de que, de novo, daremos exemplo ao mundo.

Nosso foco é reduzir desigualdades, ter uma cidade mais justa, com oportunidades para todos. Temos agora um Plano Plurianual de Investimentos com metas para a periferia. Impedimos o aumento da tarifa de ônibus. Não aumentamos nenhum imposto e reduzimos taxas para vários setores. Aprovamos a lei de antenas para o avanço da internet nos bairros mais distantes. A gestão está dedicada também a combater o racismo e a promover a cultura antirracista.

Ampliamos unidades de saúde; só nesta terça-feira (25) a cidade vai ganhar uma UBS, na Brasilândia, uma nova ala no Hospital Integrado de Santo Amaro e uma UPA, em Parelheiros. Distribuímos mais de 500 mil tablets e chips de internet aos estudantes. Entregamos mais de 3.500 moradias populares em 2021.

Mas há um grupo que precisa de atenção especial: as pessoas em situação de rua, cuja situação, já grave, em consequência da crise econômica exigirá respostas vigorosas, baseadas na solidariedade. O novo censo realizado servirá de base para as ações. Já distribuímos 6 milhões de cestas básicas, servimos mais de 8 milhões de refeições, ampliamos vagas de acolhimento e o programa Consultório na Rua; inauguramos o Hospital Santa Dulce dos Pobres. Mas é preciso mais: um sistema de políticas intersetoriais, o Reencontro, que faz da inclusão das pessoas em situação de rua uma das prioridades da gestão, com abrigo, apoio psicológico, resgate de vínculos sociais e capacitação profissional.

É fundamental atuarmos também de olho nos desafios globais, como a implementação da Agenda 2030, com a criação do Plano de Ação Climática, o PlanClima SP. A sustentabilidade é um eixo para os próximos anos. O Plano de Mobilidade de São Paulo 2021-24 prevê R$ 5,5 bilhões em projetos para o transporte público, como o BRT Radial Leste, o BRT Aricanduva e o novo Aquático, transporte com barcos na represa Billings.

São Paulo inclui, nunca segrega. Apoia o empreendedor e o trabalhador. Dialoga com outros governos, com o Legislativo, o Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), o terceiro setor, as lideranças religiosas.

Escuta os movimentos sociais, as entidades de classe, os líderes comunitários. Toma posição em grandes temas globais e assume compromissos. Não recua nem dá desculpas diante de dificuldades. Respeita a diversidade que é própria desta grande metrópole. Cuida das pessoas e toma decisões tendo em vista sempre o impacto na qualidade de vida da população. Trabalha. Sem cessar. Porque acredita —como eu pessoalmente sempre acreditei— que é o trabalho que torna possível a superação dos grandes desafios e a realização dos maiores sonhos.

Comentários