Prefeituras de São Paulo e Rio de Janeiro adiam desfiles de escolas de samba para abril

Os desfiles serão no feriadão de Tiradentes, em 21 de abril



Os desfiles de escolas de samba em São Paulo e no Rio de Janeiro foram adiados para fim de abril, anunciaram nesta sexta-feira (21) os prefeitos Ricardo Nunes (MDB-SP) e Eduardo Paes (PSD-RJ). De acordo com eles, o principal motivo para a nova data do Carnaval é a explosão recente de casos de Covid-19.

Os desfiles serão no feriadão de Tiradentes, em 21 de abril. Ainda não foi divulgada as datas exatas de apresentação de cada escola de samba. Tradicionalmente, os desfiles paulistanos são na sexta e no sábado, enquanto os cariocas são no domingo e na segunda.

Leia nota oficial conjunta publicada pelas prefeituras ds duas cidades.


Nota conjunta das Secretarias Municipais de Saúde de São Paulo e do Rio Janeiro

Considerando a mudança no cenário epidemiológico provocado pela variante Omicron nas duas capitais, com significativo aumento de casos de síndromes respiratórias por Covid-19 a partir da semana 51 de 2021, e ainda que o aumento de casos está diretamente associado à introdução e rápida disseminação da variante Omicron nos municípios do Rio de Janeiro e São Paulo.

Os dados apontam que, na semana 51/2021, foram confirmados 9.476 casos de Covid em São Paulo e 1.113 casos no Rio de Janeiro; na semana 52 foram 18.513 casos confirmados em São Paulo e no Rio, 9.752; na semana 01/2022, 40.979 casos em São Paulo e 50.857 no Rio, caracterizando crescimento intenso na curva de casos.

A partir da semana 51 de 2021 também ocorreu aumento das notificações de SRAG e internações hospitalares de SRAG, ressaltando em especial o risco aos não vacinados. Deste modo, as autoridades sanitárias das duas secretarias municipais de saúde recomendam o adiamento do carnaval para abril, período que, pelo padrão da variante Omicron estabelecido até o momento, deve trazer um cenário epidemiológico mais seguro.


SÃO PAULO, 21 DE JANEIRO DE 2022

EDSON APARECIDO DOS SANTOS
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO PAULO

DANIEL SORANZ
SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO

Comentários