Cidade de Sao Paulo passa a realizar testes rápidos para síndrome gripal em sua rede

Os testes de antígeno serão disponibilizados nos próximos dias em UPAs, AMAs, prontos atendimentos e prontos-socorros da cidade de São Paulo



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a rede municipal de saúde inicia nesta semana a realização de testes rápidos em suas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Prontos Atendimentos (PAs) e prontos-socorros, no setor de triagem, para identificar os casos positivos de Covid-19. Será realizada a testagem pelo método antígeno em pacientes com sintomas gripais. A medida contribui para identificar os casos com maior rapidez e manter o monitoramento do paciente na cidade de São Paulo.

O órgão esclarece que na última semana houve um aumento significativo de pessoas com síndrome gripal em suas unidades de saúde. Em novembro de 2021, a SMS registrou um total de 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, sendo 56.220 suspeitos de Covid-19. Neste mês, na primeira quinzena, a SMS registra um total de 91.882 atendimentos com quadro respiratório, sendo 45.325 suspeitos de Covid-19.

A secretaria segue monitorando o cenário epidemiológico das doenças virais no município, entre elas o vírus influenza. Essa vigilância é feita por amostras de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) e em casos de síndrome gripal de duas maneiras: unidades hospitalares coletam amostras de secreção nasal de casos de Srag de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs); Há também a coleta dessas amostras, de casos de Srag em unidades de saúde sentinelas, como AMAS, hospitais infantis e gerais, tanto público como privados.

Essas amostras são encaminhadas ao Laboratório de Saúde Pública do Instituto Adolfo Lutz, que identifica se de fato trata-se de influenza e também qual o tipo de vírus.

A identificação dos tipos de cepas virais circulantes permite avaliar o comportamento do vírus da gripe na cidade, subsidiando a SMS em suas ações de assistência, vacinação, campanhas de educação em saúde e demais intervenções pertinentes.

Neste ano, no município de São Paulo, foram notificados 119.873 casos de Srag, com necessidade de hospitalização. Desses, 205 (0,2%) foram confirmados como provocados pelo vírus influenza. Em 2020 foram notificados 120.850 casos de Srag com hospitalização, dos quais 242 foram classificados como Srag por influenza.

Dos 205 casos de Srag com hospitalização, 20 (9,8%) foram positivos para influenza A (H1N1) pdm09A, quatro (3,8% para influenza A (H3) sazonal, 134 (34,3%) para influenza A (não subtipado) e 47 (19,9%) para influenza B.

O órgão orienta que os indivíduos sigam com medidas de etiqueta respiratória, tais como, distanciamento entre as outras pessoas (pelo menos um metro), cobrir a boca e nariz quando tossir ou espirrar e lavar as mãos imediatamente após contato com secreções respiratórias. Essas medidas são importantes para prevenção tanto contra o vírus influenza quanto contra a Covid-19.

A influenza sazonal é uma doença infecciosa febril aguda com maior risco de complicações em alguns grupos vulneráveis. A doença pode evoluir para formas mais graves como Srag e até óbito.

Comentários