Cidadão número um do estado de São Paulo

Marco Vinholi recebe o 100º título de cidadão honorário em sessão solene na ALESP 



Nesta sexta-feira (03/12), às 10h, o Secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Antônio Scarasati Vinholi, receberá o 100º título de Cidadania outorgado por um município paulista. A Assembleia Legislativa (ALESP) realizará sessão solene pelo reconhecimento de tantos municípios pelos relevantes serviços prestados. Gestor público, Vinholi é nascido na capital, viveu nas cidades de Santos e Catanduva, porém agora torna-se cidadão de uma em cada seis cidades do estado de São Paulo. 

No Brasil, as regras para esse tipo de homenagem variam de acordo com a localidade, sendo destinada a pessoas que notoriamente tenham prestado relevantes serviços para o progresso e desenvolvimento do município em questão. Em geral, o pedido parte de um vereador, tem votação em sessão na Câmara e é concedido após aprovação da maioria. Apesar de jovem, com apenas 37 anos, Vinholi já possui 102 títulos de cidadão já reconhecidos e nesta sexta-feira receberá o centésimo na Alesp. Confira a lista de municípios que agraciaram Marco Vinholi com a honraria clicando aqui.

“O Novo Municipalismo” 

Mais de três décadas após a posse de Franco Montoro no Governo do Estado, São Paulo vive um Novo Municipalismo. Ele ensinava: “Ninguém vive no Estado ou na União, as pessoas vivem no município”. Adepto dessa mensagem, Vinholi organizou a edição de um livro sobre o municipalismo, marca da atual gestão paulista, sendo ele um dos autores da obra, que conta ainda com a participação de Fernando Montoro, Andrea Calabi, Barjas Negri, Fred Guidoni, Gláucio Nunes, Marcos Campagnone, Renan Bastianon, Rosane Ribeiro e Sebastião Misiara. O livro registra o desenvolvimento e as conquistas deste processo, valorizando ao mesmo tempo a gestão na política brasileira. O livro será lançado nesta quinta-feira (02/12), em evento na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, às 18h. 

“Fico feliz e honrado que tantos municípios paulistas reconheçam o nosso trabalho. Os títulos de cidadania honorária constituem para mim uma declaração de apoio à gestão municipalista do Governo do Estado. As conquistas e o desenvolvimento deste processo estão relatados no livro que estamos lançando, “O Novo Municipalismo”. O Governo de São Paulo trabalha para todos”, afirmou Vinholi. 

Combate à Covid-19 

O Secretário Marco Vinholi foi grande articulador do Governo na aliança com os 645 municípios paulistas no combate à Covid-19, durante os períodos mais críticos da pandemia. Ele foi responsável por auxiliar as Prefeituras na distribuição de insumos, criação de leitos hospitalares e vacinação. Apoiou as Prefeituras nas questões humanitárias, com entrega de produtos de higiene, limpeza e cestas básicas arrecadados, articulando essas demandas com as Pastas envolvidas. Na implementação do Plano SP, esteve presente em boa parte das coletivas de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, ao lado do Governador João Doria e do vice-governador Rodrigo Garcia. Vinholi foi o responsável pelo diálogo nas questões de flexibilização e retrocesso de fases com os Prefeitos, o porta voz de notícias e comunicados, antes mesmo de serem anunciadas ao público e população. 

Programas de Governo 

Em três anos de gestão, o Secretário Vinholi teve papel fundamental em programas do Governo, revivendo e implantando uma gestão municipalista. Lançou programas regionais para o crescimento econômico e social de regiões carentes, como o “Vale do Futuro”, voltado para o desenvolvimento socioeconômico do Vale do Ribeira, e o “Pontal 2030”, iniciativa com a finalidade de alavancar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pontal do Paranapanema, no extremo oeste paulista. O programa “Viva o Vale”, por sua vez, contempla ações para o desenvolvimento do Vale do Paraíba em diversas áreas como infraestrutura, turismo, desenvolvimento econômico, saúde, segurança, habitação e educação. Já o ”Sudoeste+ 10” foca em melhorias na agricultura, meio ambiente, turismo, geração de emprego e renda e nas estradas que cortam a região de Itapeva, na divisa do estado com o Paraná. 

Outros programas importantes do Governo do Estado tiveram relevante participação de Vinholi, como o ”Novas Estradas Vicinais”, ”Estradas Asfaltas”, ”Cidade Acessível” e muitos outros que articulam parcerias entre o Estado e as Prefeituras. 

Apoio a jovens, negros e à mulher 

Outra marca da gestão de Vinholi foram as iniciativas de apoio aos jovens, afrodescendentes e às mulheres. Criou a ”Casa da Juventude”, espaços multiuso de apoio ao público jovem no início da vida profissional; a ”Casa da Mulher”, unidades regionais para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à mulher, e a ”Casa SP Afro Brasil”, equipamento que oferecerá atendimento de saúde, justiça e cidadania, programas contra o racismo, ensino da história e cultura afro-brasileira, oficinas culturais, cursos de gestão aos profissionais de salões de beleza negra, moda e artesanato e muito mais. 

Obras importantes nos municípios 

Além dos programas, a SDR tem atuado no investimento de infraestrutura urbana dos municípios paulistas, por meio da Subsecretaria de Convênios. São esses convênios firmados que impactam diretamente na vida das pessoas e no dia a dia municipal, movimenta as economias locais e gera empregos. Vinholi assinou convênios com todos os 645 municípios de São Paulo e, até o final de 2021, terá investido cerca de R$ 1,5 bilhão em praças, edifícios públicos, pontes, creches, campos, museus, teatros e ruas melhoradas. 

Essas demandas, muitas vezes represadas pelos municípios por anos, foram atendidas e é recorde na história do Estado. Grandes projetos, como o Teatro “Carlos Gomes”, ícone cultural de Campinas. O Viaduto estaiado no Corredor ABD, ligando São Bernardo a Diadema. A Linha Verde, que revolucionará a mobilidade em São José dos Campos. Obras de contenção de encostas no entorno do Morro do Macaco Molhado em áreas atingidas por fortes chuvas na Baixada Santista. Obras fundamentais que levam a marca de Vinholi, além de muitas outras obras de menor porte que foram realizadas em inúmeras cidades paulistas. 

Serviço 

Lançamento do livro “O Novo Municipalismo” 

Data: 2/12 – quinta-feira 

Horário: das 18h às 21h 

Local: Livraria Cultura Shopping Iguatemi 

Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2232, piso 3 – Jardim Europa, São Paulo/SP 

Observação: Obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19: Adultos (1ª e 2ª doses) e crianças e adolescentes (1ª dose, ao menos). Por medida de segurança sanitária, durante o evento, mantenha distância de 2 metros para os demais convidados e use máscara. 

Serviço 

Sessão solene em homenagem ao Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, pelo 100º título de cidadão 

Data: 3/12 – sexta-feira 

Horário: 10h 

Local: Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) – Plenário “Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira” 

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Ibirapuera, São Paulo/SP

Comentários

  1. Um jovem e promissor talento.O Brasil contacom você,e conte com minhas orações em teu favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário