Prefeitura de SP inaugura Centro de Integração de Educação e Saúde em Pirituba

Estrutura de saúde terá capacidade para realizar cerca de 20 mil atendimentos especializados por mês na Zona Oeste


A população da capital passa a contar a partir desta segunda-feira (25) com os serviços do Centro de Integração de Educação e Saúde (Cies) Pirituba. O equipamento, viabilizado em um convênio entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Cies Global, é o 13º nesse formato na cidade de São Paulo. A unidade dispõe de uma carreta cirúrgica de 110m² e 20 contêineres localizados em uma área de fácil acesso, próximo ao mercado municipal de Pirituba.

Durante a inauguração, o prefeito Ricardo Nunes destacou o esforço para zerar as filas de espera na área da Saúde da capital “Estamos iniciando mais uma semana com grandes avanços para a área da Saúde, neste momento de estabilidade sanitária que nos permite retomar as consultas, cirurgias e exames, que é algo fundamental para os moradores da cidade e este é um equipamento muito importante que temos para esta ação”, disse o prefeito.

Com um formato popularmente conhecido como “Carreta da Saúde ou Hospital Móvel”, o Cies Pirituba funciona como um hospital dia, com 30 médicos realizando consultas e exames em sete especialidades: angiologia, cardiologia, gastroenterologia, neurologia, oftalmologia, otorrinolaringologia e radiologia.

São oferecidos ainda uma série de procedimentos, como endoscopia digestiva alta e colonoscopia, eletroneuromiografia, escleroterapia não-estética, ecocardiografia, ultrassonografia e doppler, nasofibroscopia e cirurgias de catarata e de pterígio.

A estrutura física conta com 33 salas, entre espaços de atendimento, administração, acolhimento, exames, enfermagem, setores cirúrgicos, banheiros, copa, rouparia e abrigo de resíduos. Inicialmente, serão cerca de 13 mil atendimentos por mês na fase de implantação. Em pleno funcionamento, a capacidade total será de 20 mil atendimentos mensais.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 12h, com o último agendamento para as 11h. Todos os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio via Sistema Integrado de Gestão de Atendimento (Siga). Ou seja, o Cies atende aos encaminhamentos de outros equipamentos de saúde da rede municipal.

Além da equipe médica, o centro tem uma equipe multiprofissional formada por 17 técnicos em enfermagem, três enfermeiros, um auxiliar de farmácia, 22 funcionários administrativos, seis auxiliares de limpeza e a supervisora da unidade.

Para viabilizar o equipamento estruturado em terreno da Prefeitura de São Paulo, foram investidos R$ 5 milhões com apoio de parceiros. O custo operacional mensal é de aproximadamente R$ 850 mil, despesa de competência do Cies Global, uma instituição sem fins lucrativos que oferece à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), em parceria com gestores públicos, acesso a procedimentos médicos de média complexidade, com atendimento totalmente gratuito, humanizado e de qualidade

Comentários