Doria anuncia terceira dose da vacina contra Covid para profissionais da saúde para o dia 4

O governador ainda anunciou a redução do ICMS para diversos setores da economia a partir de janeiro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta quarta-feira (29) anunciou a aplicação da terceira dose da vacina contra coronavírus para profissionais de saúde a partir da segunda (4).

A informação foi dada durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, na zona oeste de São Paulo, para anúncio de medidas contra o coronavírus.

"Para reforçar ainda mais a imunidade de quem está na linha de frente do combate à pandemia, a dose de reforço será aplicada em 1 milhão de profissionais da saúde no estado de São Paulo", disse Doria.

Para receber a vacina, o profissional deve ter completado o ciclo vacinal e ter tomado a última dose há pelo menos seis meses.

Até o momento, 98,62% da população adulta já recebeu ao menos uma dose. Além disso, 73,18% da população maior de 18 anos teve o esquema vacinal finalizado.

Atualmente, as pessoas acima de 70 anos já vêm recebendo as doses extras. Entre 4 e 10 de outubro, será a vez das pessoas entre 60 e 69 anos.

As terceiras doses são aplicadas em quem completou a segunda dose há mais de seis meses e de ao menos 28 dias para os adultos com imunossupressão.

O tucano também anunciou no sábado (2) um dia de mobilização para as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Denominado dia V, haverá possibilidade de se vacinar nos cerca de 5.000 postos, entre 7h e 19h.

"É uma grande oportunidade para quem está com a segunda dose da vacina atrasada e agora terá oportunidade de se vacinar", disse.

Regiane de Paula, coordenadora estadual de imunização, diz que o perfil dos que não tomaram a segunda dose é bastante diverso. Segundo ela, entre os motivos alegados por essas pessoas, estão ter sentido efeitos adversos na primeira dose.

De acordo com o governo, as cidades também poderão utilizar a data para atualizar o sistema de vacinação e inserir pessoas imunizadas que ainda não foram registradas.

Doria também anunciou que vai retomar uma de suas principais vitrines, o Corujão da Saúde. Segundo ele, haverá a oferta de 335 mil exames em hospitais públicos e privados (entre eles, no Albert Einstein e Sírio-Libanês).

Segundo o governo, a partir de sexta (1º), 45 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e 55 hospitais da rede estadual aumentam seus atendimentos, com oferta de cerca de 76 mil procedimentos.

Segundo o governo, estão incluídas endoscopias (cerca de 18,4 mil procedimentos), colonoscopias (11,1 mil), retossigmoidoscopias (1,5 mil), tomografias computadorizadas (180,5 mil), ultrassonografias (28,5 mil), biópsias (6,5 mil) e ressonâncias magnéticas (88,8 mil).

“A primeira fase do Corujão da Saúde cuida de uma área muito sensível, que envolve os pacientes oncológicos. Temos a obrigatoriedade de agilizar não somente os diagnósticos destes pacientes, como também o início do tratamento”, disse Jean Gorinchteyn, secretário estadual da Saúde.

A administração estadual afirma que um chamamento público para complementar os serviços está em andamento, com objetivo de cadastrar serviços privados que queiram participar do programa.

Durante o evento, Doria ainda anunciou a redução do ICMS para diversos setores da economia a partir de janeiro.

Comentários