Aline Torres é a nova secretária municipal de Cultura de São Paulo

Mulher, negra, jovem, criada na periferia, assume a pasta no lugar de Alexandre Youssef

A nova Secretária municipal de Cultura, Aline Torres

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) já escolheu uma substituta para Alexandre Youssef na Secretária municipal de Cultura de São Paulo, a relações públicas Aline Torres, que hoje é adjunta da Secretaria de Inovação e Tecnologia.

Militante da área cultural e defensora das cotas, Aline Torres, a nova secretária tem 34 anos e é pós graduada em Gestão de Projetos Culturais pela USP. Aline atua nos movimentos negro e feminista e é atuante na comunidade de Pirituba, na periferia da capital. A nova secretaria foi candidata a deputada federal pelo PSDB em 2018, quando recebeu 14 mil votos, e a vereadora pelo MDB no ano passado tendo como base a periferia.

Aline tem uma história familiar marcada pela luta. O avô foi escravizado em fazenda no Recôncavo Baiano por um prato de comida e mãe decidiu mudar para uma comunidade em Pirituba.

Apesar das dificuldades, Aline conseguiu fazer cursinho gratuito graças a projeto social até conseguir entrar em uma faculdade de Relações Públicas - lá era uma das três negras em um universo de mais de 60 alunos.

Em 2019, foi selecionada entre 4 mil pessoas para ser aluna da Renova BR, e se tornou embaixadora do Brasil no Conselho Pan-Africano (Pan-American Council).

Comentários

Postar um comentário