Prefeitura de São Paulo reabre Vale do Anhangabaú a partir de domingo (25)

Com a capital prestes a atingir 80% de imunização do público elegível, espaço estará livre das 8h às 12h, mesmo horário da Avenida Paulista. Parques públicos, Centros Desportivos da Comunidade (CDCs) e Centros Esportivos voltarão a funcionar no horário normal a partir de amanhã, sábado (24/07) e seguirão as regras do Plano São Paulo



A Prefeitura de São Paulo reabrirá o Vale do Anhangabaú a partir do próximo domingo (25), das 8h às 12h. Como a capital está prestes a atingir 80% de imunização do público elegível e cumprirá os protocolos de combate ao coronavírus, a população deverá respeitar o distanciamento social e utilizar máscaras durante todo o período em que o Vale do Anhangabaú estiver aberto. Agentes estarão no local para orientação aos protocolos de saúde.

A reabertura do Vale do Anhangabaú será gradual, seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. A Secretaria Municipal de Cultura coordena a programação de eventos e atividades para a população no local, que deverão ser realizados de maneira controlada e com limite no número de pessoas, com objetivo de evitar a aglomeração.

A Subprefeitura Sé ampliou as equipes de fiscalização em combate ao comércio irregular para atender a capital aos domingos. Ao todo, 12 equipes compostas por 80 agentes atuarão de maneira orientativa nas regiões do Vale do Anhangabaú e da Av. Paulista, enquanto os espaços estiverem abertos para lazer. Serão quatro equipes em cada região e as demais atuarão de maneira volantes no entorno. A operação conta com o apoio da Polícia Militar, por meio da Atividade Delegada, e da Guarda Civil Metropolitana.

Os parques públicos municipais, Centros Desportivos da Comunidade (CDCs) e Centros Esportivos voltarão a funcionar no horário normal a partir de amanhã, sábado (24). A relação dos equipamentos e os respectivos horários serão divulgados, respectivamente, pelas Secretarias do Verde e Meio Ambiente e de Esportes

Programação cultural

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) elaborou uma programação de intervenções, entre as quais exposição em homenagem aos profissionais da saúde e a intervenção do coletivo SHN, com ilustrações de pessoas de máscaras em bandeirolas, fazendo alusão ao momento da pandemia da Covid-19. As ações ocorrem a partir do dia 25 de julho.

Com nove painéis em grande formato distribuídos pelo Vale, a Exposição “Olhares da Linha de Frente”, em homenagem aos profissionais da saúde, traz retratos de profissionais que atuaram na linha de frente do combate à Covid-19. As pinturas são assinadas pelo artista Alexandre Ignácio Alves, dando continuidade ao seu trabalho iniciado na exposição "Retratos Preto sobre Preto", exibido em 2019 no Centro Cultural São Paulo. Dialogando com o tema da pandemia, o coletivo SHN traz ilustrações de pessoas de máscaras nas bandeirolas, penduradas nos postes de iluminação do Vale.

Entre as outras intervenções, está a instalação “Anhagabaú: Um rio de luz e resistência”, do Studio Visualfarm, que ocupa a nova fonte do vale com projeções e lasers. Serão realizados dois espetáculos por semana, às terças e quintas, totalizando vinte apresentações, a partir de 29 de julho. Outro destaque são as intervenções nos quiosques do Vale — cada um dos 11 quiosques receberá uma diferente.

Grupos teatrais consagrados da cidade, Os Satyros e Pia Fraus organizam visitas guiadas lúdicas ao Vale do Anhangabaú. A atividade, com um grupo para o público em geral e outro para o público infantil e familiar, trará curiosidades e fatos da história do Vale e da região.

Valorizando a importância histórica do Vale, com cinco totens expositivos espalhados pelo Vale, a exposição “O Vale em Constante Mutação” traz um resgate histórico e afetivo das constantes transformações pelas quais o Vale do Anhangabaú. A curadoria foi feita em parceria do Museu da Cidade de São Paulo com o Departamento de Patrimônio Histórico, ambos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço:

Visitas Lúdicas Guiadas
Todos os dias às 10h, 12h, 14h, 16h e 17h
Visita guiada ao público livre (segunda a sexta-feira)
Visita guiada público familiar/infantil (sábados e domingos)
|Pia Fraus - Dias 24,25,31 de julho e 01,07,08,14,15,21,22,28,29 de agosto
| Satyros - Dias 12,13,16,17,18,19,20,23,24,25,26,27,30 de agosto

A partir 25/07

Instalação artística: bandeiras
Coletivo Rua SHN

Instalação Rios Voadores
INSTRUMENTO PARA XAMAR ANHANGOBÁ’Y

Exposição Histórica: “O Vale em constante mutação” (Secretaria Municipal de Cultura)

“O amor é uma (r)evolução” - Instalação de bandeiras

“Cidade é Pra Brincar” - Intervenções de Balanços - Basurama
Os balanços serão retirados duas vezes por semana (2a e 5a feiras) para revisão, manutenção e posterior reinstalação

Instalações artísticas nos quiosques

A partir de 29/07

Exposição “Olhares da Linha de Frente”
Projeção nas fontes - Visualfarm
Todas as quintas, sextas-feiras, sábados e domingos
das 19h às 21h

Espetáculo de dança - Dança das Águas
Todas as quintas, sextas-feiras, sábados e domingos

Comentários