Cidade de SP deve chegar a 80% dos adultos vacinados com a primeira dose até sexta, diz secretário

Entre a população em geral, porcentagem pode chegar a 58% de vacinados. Proteção total só é conferida mediante a aplicação das duas doses indicadas pelos fabricantes



O secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse em entrevista à rádio Eldorado nesta quarta-feira, 21, que a adesão à vacinação contra a covid está alta na cidade. A expectativa é chegar a 80% dos adultos vacinados (cerca de 58% da população em geral) com pelo menos uma dose até a próxima sexta-feira, 23.

Especialistas em epidemiologia dizem que é necessário vacinar com duas doses pelo menos 70% da população em geral, incluindo crianças e adolescentes, para conseguir controlar o coronavírus. Só 18% da população residente na capital está completamente vacinada.

Aparecido também comentou que o número de pessoas procurando por vacinas específicas — apelidados de sommelier de vacinas — diminuiu até mesmo na área central da cidade onde, segundo o secretário, esse comportamento era mais comum. “Nós estamos vacinando 98% das pessoas em cada faixa etária. Temos uma adesão muito grande”, afirmou.

Nesta quarta-feira estão sendo vacinadas as pessoas com 32 anos. Na quinta será a vez de quem tem 31 anos e na sexta, das pessoas com 30 anos de idade. No sábado haverá repescagem para pessoas entre 30 e 34 anos e segunda dose para os públicos elegíveis.

Fonte: Mariana Hallal - O Estado de S.Paulo

Comentários