PSDB-Mulher reitera apoio a voto universal nas prévias em reunião da Executiva Nacional

Além do Secretariado Nacional da Mulher, o Tucanafro e a Diversidade Tucana também apoiam o voto a todas as filiadas e todos os filiados em pé de igualdade



A presidente do PSDB-Mulher Nacional, Yeda Crusius, reiterou, durante reunião da Executiva Nacional do PSDB, nesta terça-feira (1/6), o apoio do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB à adoção do voto universal nas prévias partidárias que vão escolher o candidato do partido à Presidência da República nas eleições de 2022. A Comissão das Prévias do PSDB apresentou a proposta prévia do modelo das eleições internas, a qual foi debatida no encontro virtual: os votantes serão divididos em 4 grupos, com peso unitário de 25% do total de votos.

Yeda Crusius cumprimentou os integrantes da Comissão das Prévias pelo trabalho realizado, mas ponderou que não é o ideal.

“É sempre corajoso ponderar voto. Nunca vai agradar esse modelo discricionário. O modelo justo e democrático será aquele que garanta o voto de todas as filiadas e todos os filiados em pé de igualdade”, frisou.

A dirigente também salientou que o Estatuto do PSDB prevê no artigo 3º, inciso I, que para promoção da democracia interna e disciplina se faz necessária a máxima participação dos filiados na definição da orientação política do Partido e na escolha de seus dirigentes, inclusive mediante eleições periódicas, livres e secretas em todos os níveis de sua estrutura.

“Assim como o Secretariado Nacional da Mulher, o Tucanafro e a Diversidade Tucana também apoiam o voto universal. Estamos trabalhando juntos para que isso aconteça”, destacou.

O parecer final será apresentado na próxima terça, dia 08. A proposta também mudou a data das primárias para o dia 21 de novembro.

Comentários