Governo de SP inaugura escritório comercial em Munique

Estrutura da InvestSP dará suporte para empresas de São Paulo expandirem seus negócios na Europa e buscará novos investimentos para o Estado



O Governador João Doria realizou, nesta segunda-feira (7), a inauguração virtual do escritório comercial do Governo de São Paulo em Munique, na Alemanha. Esta é a terceira unidade de representação internacional da InvestSP, juntamente com as operações de Xangai e Dubai, que já intermediaram mais de R$ 7 bilhões em investimentos do exterior para o estado. Com isso, a rede de apoio à internacionalização das empresas de São Paulo passa a cobrir Europa, Ásia, Oriente Médio e Norte da África.

"A abertura desse escritório de São Paulo na Europa significa o respeito pela comunidade europeia, pela Alemanha, parceiros comerciais do Brasil e de São Paulo. Isso amplia ainda mais o programa de internacionalização do Governo de SP. Iremos ampliar ainda mais essas relações trazendo novos investidores, facilitando as exportações de empresas brasileiras multinacionais e alemãs para Alemanha e o mercado europeu e avaliar também oportunidades de investimentos de empresas brasileiras no território alemão e no mercado comum europeu. Temos cerca de 1600 empresas alemãs instaladas no Brasil, sendo 86% tem sua sede em São Paulo", disse João Doria.

O escritório de Munique atuará na atração de investimentos estrangeiros para o estado de São Paulo, com foco especial para projetos na área de sustentabilidade. A unidade também fornecerá serviços aos empresários com negócios sediados em São Paulo que tenham interesse na expansão da operação para a Europa. "Todos sabemos que o relacionamento com a Alemanha é muito importante para o Estado de SP, somos ótimos parceiros comerciais, tanto que a maior concentração industrial fora da Alemanha está aqui", disse Julio Serson, Secretário de Relações Internacionais.

Localizado no centro de Munique, próximo a Marienplatz, o escritório funciona em um espaço cedido pela iniciativa privada, sem custos de aluguel. A estrutura oferece área com estações de trabalho e sala de reuniões para as empresas associadas, que poderão utilizá-las quando estiverem realizando atividades na Alemanha.

“Essa iniciativa coincide com o momento oportuno para as relações entre a União Europeia e o Brasil, devido aos avanços das negociações do Acordo Mercosul-União Europeia. O Governo do Estado de São Paulo acredita na importância desse acordo para alavancar as exportações paulistas e intensificar o comércio entre ambos os blocos econômicos”, disse Gustavo Junqueira, Presidente da InvestSP.


Economia sustentável

Uma das prioridades do escritório de Munique é atuar na atração de investimentos de economia verde para São Paulo. Além de posicionar o Estado como importante player na pauta da sustentabilidade, a InvestSP seguirá atuando para garantir que os investidores da cadeia global tenham São Paulo como área de destaque na retomada pós-pandemia.

A operação do escritório ficará a cargo de Fernando Fritz. Com formação em Economia e Relações Internacionais, Fritz é funcionário de carreira da InvestSP e, durante cinco anos, coordenou a implementação de investimentos estrangeiros no Estado de São Paulo. Antes de assumir a direção do escritório, Fernando atuou no gabinete de crise do Estado de São Paulo da COVID-19.


Atuação internacional

A Agência de Promoção de Investimentos já auxiliou a concretização de 72 projetos de empresas europeias no estado de São Paulo. Alemanha, Áustria, Espanha, França, Itália, Reino Unido e Suécia estão entre as nacionalidades das companhias que investiram mais de R$ 7 bilhões com apoio da InvestSP nos últimos anos.

As representações de São Paulo no exterior são uma estratégia do governo paulista para consolidar relações diplomáticas e comerciais, auxiliando no desenvolvimento de ações conjuntas com entidades estrangeiras.

O escritório de Xangai teve papel fundamental nas negociações com o laboratório da Sinovac para a produção da Coronavac pelo Instituto Butantan. Com foco na busca por investimentos de fundos árabes, o escritório de Dubai tem trabalhando para colocar o Estado de SP em destaque na EXPO Dubai que se inicia em outubro deste ano.

Comentários