Senador bolsonarista manipula informações em CPI sobre uso de cloroquina pelos estados

Em nota oficial, a Secretaria da Saúde afirmou que o senador 'mente' e 'manipula informações' na CPI da Covid e que 'nenhum medicamento sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 foi adotado em São Paulo'.


O senador Marcos Rogério (DEM-RO) 


A Secretaria da Saúde do estado de São Paulo negou nesta terça-feira (25) que tenha recomendado o uso de cloroquina em um protocolo até março de 2021, como foi mencionado pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO) durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

Em nota, a pasta afirmou que o senador “mente” e “manipula informações” na CPI e que “nenhum medicamento sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19 foi adotado em protocolos pelo Governo do Estado de São Paulo”.

“Mais uma vez o senador bolsonarista Marcos Rogério, em sessão da CPI da Covid desta terça-feira (25), manipula informações. Ele omite que São Paulo, como os demais estados da federação, segue o preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para tratamento de diversas doenças: artrite reumatoide, lúpus, artrite idiopática juvenil, dermatomiosite, polimiosite e malária”, disse a nota emitida pela pasta da Saúde (veja íntegra abaixo).

Segundo a secretaria, “a distribuição feita aos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) é corriqueira e de praxe, para atendimento aos pacientes que de fato fazem uso de tal medicamento para tratamento de outras doenças que não Covid-19, uma vez que não existe, até o momento, estudo publicado e revisado sobre a eficácia de nenhum medicamento para ‘tratamento precoce’ contra o novo coronavírus”.

“Os negacionistas poderiam se ater aos temas que realmente importam para combater a Covid e trabalhar em prol deles: a vacinação, o distanciamento social, o uso de máscaras e adoção de medidas de higiene”, afirmou a nota da secretaria.

Segundo o órgão, os gestores de saúde do estado de SP “deliberaram pela não recomendação do uso do medicamento em casos leves, moderados ou graves de Covid-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia”.


Íntegra da nota da Secretaria de Saúde de SP nesta terça (25)

"Senador Marcos Rogério mente em CPI sobre protocolo de uso de cloroquina em SP

Mais uma vez o senador bolsonarista Marcos Rogério, em sessão da CPI da Covid desta terça-feira (25), manipula informações. Omite que São Paulo, como os demais estados da federação, segue o preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o uso da cloroquina/hidroxicloroquina para tratamento de diversas doenças: artrite reumatoide, lúpus, artrite idiopática juvenil, dermatomiosite, polimiosite e malária. Assim, a distribuição feita aos Departamentos Regionais de Saúde (DRS) é corriqueira e de praxe, para atendimento aos pacientes que de fato fazem uso de tal medicamento para tratamento de outras doenças que não COVID-19, uma vez que não existe, até o momento, estudo publicado e revisado sobre a eficácia de nenhum medicamento para “tratamento precoce” contra o novo coronavírus.

Em SP, os gestores de saúde deliberaram pela não recomendação do uso do medicamento em casos leves, moderados ou graves de COVID-19 devido à insuficiência de evidências sobre a eficácia. Vale lembrar que a automedicação é contraindicada em qualquer hipótese e, especialmente para COVID-19, é necessário haver embasamento científico e prescrição médica para segurança dos pacientes. Nenhum medicamento sem eficácia comprovada para o tratamento da COVID-19 foi adotado em protocolos pelo Governo do Estado de São Paulo.

Os negacionistas poderiam se ater aos temas que realmente importam para combater a COVID-19 e trabalhar em prol deles: a vacinação, o distanciamento social, o uso de máscaras e adoção de medidas de higiene".

Fonte: G1

Comentários

  1. Eita fakenews braba essa hein? Bom vou fazer o certo e pedir pra tirar do ar.

    ResponderExcluir
  2. Eita fakenews braba essa hein? Bom vou fazer o certo e pedir pra tirar do ar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário