42% dos idosos com 68 anos foram imunizados na capital paulista em um dia, diz secretário da Saúde

Edson Aparecido disse que 34 mil idosos foram vacinados na sexta-feira (2) em São Paulo. Expectativa é de concluir vacinação da faixa etária na segunda-feira (5), quando também se inicia a imunização de profissionais de saúde com 52 anos e agentes da segurança pública



Marcus Vinícius Anjos - GloboNews 

A Prefeitura de São Paulo vacinou 34 mil idosos de 68 anos na sexta-feira (2), dia que marcou o início da vacinação para essa faixa etária. O número representa 42% do total de 86.680 de idosos de 68 anos da cidade.

Na manhã deste sábado (3), o movimento era tranquilo na vacinação do Parque Villa Lobos.

Pela previsão inicial, os idosos de 68 anos receberiam a primeira dose na segunda (5), mas o calendário foi antecipado pelo governo estadual.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, a vacinação para essa faixa etária deve terminar na próxima segunda-feira (5).

“Número bastante expressivo. Foram 21 mil pessoas vacinadas nas 80 Amas e 13 mil pessoas nos 19 drive-thrus. Acreditamos que hoje avancemos mais e mais tardar na segunda-feira, esse grupo de idosos com mais de 68 anos estará imunizado em nossa cidade.”

A partir de segunda-feira (5), também receberão a vacina os profissionais de segurança, como policiais civis e militares, polícia científica e guardas-civis municipais. Eles serão vacinados nos batalhões.

Também na segunda-feira (5) se inicia a vacinação de 13 categorias de profissionais de saúde com mais de 52 anos, entre médicos, enfermeiros, biólogos, fisioterapeutas e dentistas, entre outros.

Aparecido disse que, com a ampliação das faixas etárias de vacinação, serão ampliados também os locais de vacinação.

“Só em postos e áreas de saúde vamos ampliar de quase 500 que temos hoje para mil locais fixos de vacinação. Vamos ampliar também os chamados mega drive-thrus para áreas de shopping center e áreas de grande circulação para atingir a população mais jovem, que circula em outros pontos da cidade. Então a gente meio que vai atrás dessa população para vaciná-la o mais rápido possível e sem aglomeração", afirmou.

A Prefeitura orienta para que quem vai tomar a primeira dose, que vá de manhã. Quem for tomar a segunda dose, a preferência é que compareça a um posto de vacinação no período da tarde.


Filas para vacinar

Drive-thrus da Zona Sul da capital paulista registraram filas nesta sexta-feira (2), data em que idosos a partir de 68 anos começaram a ser vacinados contra Covid-19.

Antes mesmo de abrir, o drive-thru de vacinação do Parque do Ibirapuera e o do Estádio do Morumbi, na Zona Sul, registraram fila de carros. Por volta das 7h, vários carros já aguardavam o início da vacinação contra a Covid-19 nos dois endereços.

O movimento foi mais tranquilo no Memorial da América Latina, na Zona Oeste, e no Anhembi, na Zona Norte, que registraram pequenas filas para a vacinação na manhã de sexta-feira (2).


Por conta do feriado nacional, a vacinação está sendo feita apenas nos 19 postos drive-thru, que voltam a operar para atender o público de 68 anos, e nas 80 AMAs integradas.

Na sexta (2) e no sábado (3), os drive-thrus estão abertos apenas para a aplicação da primeira dose. A partir de segunda-feira (5), toda a rede de vacinação da cidade estará disponível. Quem fizer o pré-cadastro no site agiliza ainda mais o processo.

A expectativa é de chegar a 2 milhões de doses de vacina aplicadas esta semana, de acordo com o secretário de saúde, Edson Aparecido.

"Já chegamos a 1,8 milhão de doses aplicadas em São Paulo. Esta semana, com idosos de 68 anos e na segunda-feira com os profissionais de saúde de 52 anos, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos e dentistas, devemos chegar a 2 milhões de doses na cidade", afirmou.

São Paulo ocupa o sexto lugar no ranking de vacinação, com 11% da população vacinada. De acordo com o secretário, o que falta para avançar neste número são vacinas.

“A cidade de São Paulo é capaz de vacinar 600 mil pessoas por dia. Ano passado, em 20 dias vacinamos 5 milhões de pessoas contra H1N1. Os contingentes populacionais são maiores aqui do que em outras cidades, temos aqui mais de 500 mil profissionais de saúde, dos quais 150 mil ainda não foram vacinados. Nós precisamos receber vacina em maior quantidade, primeiro pelo contingente da população da cidade e segundo porque aqui estão concentrados a maior parte de leitos de tratamento de enfermaria e UTI para Covid. São 13 mil leitos. Então a cidade precisava ter um critério diferenciado até porque muita gente vem de outras cidades se vacinar em São Paulo”, afirma.

De acordo com Aparecido, 70% das pessoas que foram a óbito em São Paulo tinham mais de 60 anos. A vacinação na população, porém, já impacta na redução de internações, de acordo com um estudo da Prefeitura.

"Estamos concluindo um estudo importante que mostra que houve uma redução nas internações de idosos acima de 80 anos que tomaram as duas doses da vacina. Já é um reflexo da vacinação, extremamente importante, na medida que o idoso é um dos segmentos mais vulneráveis", afirmou o secretário.

Aparecido também disse que houve uma redução significativa de pedido de licença e afastamento por síndrome gripal de profissionais de saúde que já foram vacinados.

“Isso também é um dado positivo que mostra que as pessoas que já foram imunizadas ganham uma capacidade de resistência maior à doença. Avançar rapidamente no processo de vacinação é imperioso para que a gente, em um momento de crise aguda como esta que estamos vivendo, consiga aliviar a pressão no sistema de saúde, nos hospitais, para que os profissionais de saúde possam trabalhar com tranquilidade para que a gente possa, na essência, salvar mais vidas.”


A Secretaria Municipal da Saúde recomenda que os idosos busquem a vacina de maneira gradual, evitando aglomerações nos postos da capital e preenchendo o pré-cadastro no site Vacina Já para agilizar em até 90% o tempo de atendimento para imunização.

No estado, profissionais do serviço funerário também começaram a ser vacinados na sexta-feira (2). Na capital paulista, porém, o grupo já é contemplado desde 29 de março.


Vacinação na capital paulista

Postos drive-thru

Horário: 8h às 17h
  • Neo Química Arena (Arena Corinthians): Av. Miguel Ignácio Curi, Portão E4
  • Igreja Boas Novas: Rua Marechal Mallet, 535
  • Autódromo de Interlagos: Rua Jacinto Júlio, altura do nº 589 – Portão 9, entrada KRF (Zona Sul)
  • Hebraica: Rua Ibiapinópolis, 781
  • Memorial da América Latina: Rua Tagipuru, 500 (Portão 02)
  • Estádio do Morumbi: Av. Giovanni Gronchi, 1920 (Portão 15)
  • Ginásio do Ibirapuera: Rua Marechal Estênio Albuquerque Lima, 413
  • Clube Atlético Monte Líbano: Rua do Gama, 261 - Jardim Luzitânia
  • Subprefeitura de M Boi Mirim: Avenida Guarapiranga, 1695, Pq Alves de Lima
  • Subprefeitura Itaim Paulista: Avenida Marechal Tito, 3012 - Itaim Paulista
  • Subprefeitura da Penha: Rua Mandu, 451
  • Clube Atlético Paulistano: R. Honduras, 1400 - Jardim América
  • Parque Villa Lobos: Portão 3 - Professor Fonseca Rodrigues, n°1.025, Alto de Pinheiros
  • Centro de Exposições do Anhembi: Rua Olavo Fontoura, portão 38, Casa Verde
  • Shopping Aricanduva: Av. Aricanduva 5555 (Portão 04 e 01)
  • Shopping Anália Franco: Avenida Regente Feijó, 1739, Tatuapé
  • Shopping Interlagos: Av. Interlagos, 2255 - Estacionamento Subsolo, portão 5 - Interlagos
  • Mais Shopping: Rua Padre José Maria, S/N - Estacionamento G 2 Mais Shopping
  • Hospital Dom Antônio Alvarenga: Avenida Nazaré, 1361, Ipiranga

AMAs/UBSs Integradas

Horário: 7h às 19h, inclusive aos sábados. Veja aqui a lista com os endereços dessas unidades.



Comentários

  1. Senhores:Precisamos: Imunizar Os Idosos de 60 Anos A 67 Anos ,Entre Aqueles Com Diabetes...Entre Outras Complicações..Quais na Estam Saindo Fora De as Prioridades ,Para Dar Lugar Aos Furas Filas:( .Como.Tambem ,Claro E Preciso Vacinar os de: 59 Para Baixo ..Como São Paulo Ainda Não Vacinou.Todos.Paistanos...?!)( Deus Salve Nossos .Idosos..)

    ResponderExcluir
  2. Como São Paulo Não Vacinou Ainda,Todos Paulistanos?!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passar a Prioridade para quem Tem Estátus

      Excluir

Postar um comentário