Secretário municipal da Saúde de SP diz que próximos dias serão os mais difíceis da pandemia

Na sexta (12), Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de mais 555 novos leitos, sendo 130 de UTI

O secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido

O secretário municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, disse neste domingo (14) que a próxima semana será a mais difícil de toda a pandemia na cidade e admitiu o risco de colapso no sistema de saúde.

"Sim, isso [colapso] é sempre uma possibilidade. Nós estamos trabalhando para que ele não aconteça. Por isso é que nós esperamos que as medidas de restrição, anunciadas a partir de segunda-feira, sejam efetivamente seguidas pela população. Que vai ser isso que vai fazer com que a gente possa, de alguma maneira, em 10, 15 dias, baixar a transmissibilidade da doença e o sistema de saúde tratar todo mundo que precisa ser tratado", afirmou Aparecido à GloboNews.



"O que a gente deve enfrentar esta semana vai ser o momento mais difícil dessa pandemia, nestes últimos 14 meses", alertou o secretário.

Segundo ele, a capital paulista tem recebido diariamente pacientes de outras regiões do estado. Neste domingo (14), a cidade registrava a internação de 178 pessoas que não residem na cidade.

Na última sexta (12), a Prefeitura de São Paulo anunciou a abertura de mais 555 novos leitos, sendo 130 de UTI. Durante a entrevista, o secretário comentou sobre a mudança no atendimento dos Hospitais Dia.

"Diante da situação que nós nos encontramos, nós abrimos no município mais 555 leitos, sendo 130 de UTI e 425 leitos de baixa e média complexidade. Uma novidade importante é que estamos transformando nossos 16 Hospitais Dia em leitos de baixa e média complexidade, para tirar a pressão que hoje é muito grande sobre nossas UPAS e também de cima de nossos hospitais."

Comentários