Prefeitura de SP planeja vacinar toda a população até outubro, diz secretário municipal da Saúde

Segundo Edson Aparecido, vacinação de pessoas até 60 anos pode ser concluída até final de abril

secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido durante vacinação de moradores em situação de rua

A Prefeitura de São Paulo planeja vacinar toda a população da cidade contra a Covid-19 até outubro de 2021, informou nesta sexta-feira (26) o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.

"Nós acreditamos que, se tudo isso evoluir [a compra de vacinas], a gente consegue que toda a população da cidade de São Paulo [esteja imunizada contra a Covid-19], até outubro, no mais tardar", estimou ele em entrevista coletiva.

Questionado sobre os idosos do município, Edson Aparecido afirmou que a expectativa é de que todos estejam vacinados até abril.

"Eu acho, pelos estudos que a gente fez com nossa equipe técnica, que a gente possa ter a vacinação desta faixa etária até 60 anos, se Deus quiser, até o final de abril", disse o secretário.

Nesta sexta, a cidade iniciou a vacinação dos idosos entre 69 e 71 anos, conforme calendário estadual. De acordo a Secretaria Municipal da Saúde, são 245.300 pessoas dessa faixa-etária. A expectativa é de que a Prefeitura comece a vacinar os idosos de 68 anos a partir da próxima sexta-feira (2).

A partir de segunda (29), começam a ser vacinados os profissionais com mais de 53 anos das área de saúde, serviço funerário, funcionários da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e a população de rua.


Negociação com laboratórios

O secretário municipal da Saúde também disse nesta sexta que a cidade negocia com quatro laboratórios para a compra de vacinas: Johnson & Johnson, Pfizer, AstraZeneca e Sinopharm.

"Primeiro a gente precisa da liberação e da confirmação por parte desses laboratórios, para que a gente faça uma compra direta, e que se confirme as determinações do Congresso Nacional: se as vacinas compradas pelo município iriam para o Plano Nacional de Iminização ou se ficariam no município", explicou Edson Aparecido.

"Há todo um processo que precisa ser esclarecido, mas o que nós resolvemos é abrir as negociações para compra de vacina, para que, quando este ambiente estiver completamente encerrado sob o ponto de vista jurídico e legislativa, a gente possa adquirir vacinas", continuou.

De acordo com secretário, as negociações tem sido feitas para compras de R$ 5 milhões de doses. Os laboratórios têm estimado que conseguem entregar as vacinas de 30 a 45 dias após a assinatura do contrato.

Fonte: Vivian Reis - G1 

Comentários

  1. Graças a Deus que a vacina venha o mais rápido possivel. Obg.

    ResponderExcluir

Postar um comentário