Prefeitura de SP começa vacinação de idosos entre 85 e 89 anos em postos drive-thru nesta quinta

Idosos em situação de rua com mais de 60 anos começarão a ser vacinados a partir de sexta-feira (12)

O prefeito Bruno Covas (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido 


A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), antecipou para esta quinta-feira (11) o início da vacinação de idosos a partir de 85 anos (até 89 anos) nos cinco drive-thrus da capital.

A partir de sexta-feira (12), a vacina também será oferecida em todas as 468 UBSs do município e nos três centros-escolas que estão ativos desde o início da vacinação para os maiores de 90 anos.

A população estimada entre os 85 e 89 anos na cidade é composta por 89.088 pessoas. A SMS orienta que as pessoas não se antecipem ao horário de abertura dos drive-thrus, para evitar desconforto desnecessário aos idosos.

A Prefeitura de São Paulo começará a vacinar o idosos com mais de 60 anos que vivem em situação de rua. A medida atende a uma solicitação feita pelo Ministério Público e pela Defensoria Pública de SP.

O prefeito Bruno Covas (PSDB) e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido estiveram no posto montado no Estádio do Pacaembu, na Praça Charles Muller, na manhã desta quinta-feira (11) para acompanhar a vacinação e anunciar novas medidas.

"A partir de amanhã nós também vamos começar a vacinação 2 mil e 200 moradores em situação de rua com mais de 60 anos de idade. Uma solicitação feita pelo Ministério Público e pela defensoria pública, que a prefeitura vai atender, através da rede que faz visitação aos moradores de rua, sejam aqueles que moram os abrigos municipais, sejam aqueles que estão na rua, mas nós vamos vacinar, a partir de amanhã, também, os moradores de rua com mais de 60 anos".


Drive-thrus

A operação terá o apoio da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para a organização do trânsito local. O funcionamento das cinco unidades é das 8h às 17h nos seguintes endereços:


  • Praça Charles Muller - Estádio do Pacaembu (Zona Oeste);
  • Neo Química Arena Corinthians (Zona Leste) - (Corinthians);
  • Autódromo de Interlagos (Zona Sul) - Rua Jacinto Júlio – Portão 9 – KRF;
  • Centro de Exposições do Anhembi (Zona Norte) - Rua Olavo Fontoura – Portão 38;
  • Igreja Boas Novas, na Vila Prudente (Zona Leste) - Rua Marechal Malet, 611 - Parque da Vila Prudente.


  • Pré-cadastro no site "Vacina Já"

    Os idosos, seus familiares, ou qualquer pessoa que integre o público previsto na campanha podem realizar o pré-cadastramento para a vacinação contra a Covid-19 no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br). A ferramenta ajuda a agilizar o atendimento e a evitar aglomerações. Vale ressaltar que não é um agendamento e o uso não é obrigatório para receber a vacina, mas contribui para melhorar a dinâmica dos serviços e a rotina do próprio cidadão. O pré-cadastro economiza 90% no tempo de atendimento para imunização, evitando aglomeração nos locais. Quem não fizer o pré-cadastro deve apresentar um documento que comprove a idade.


    Idosos com dificuldades ou incapacidade de locomoção

    Serão atendidos pelas equipes de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e vacinados em suas casas. Nas regiões não cobertas pela ESF, o familiar ou responsável pelo idoso deve entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e solicitar o serviço.

    Comentários

    Postar um comentário