Prefeitura inicia campanha de vacinação contra a covid-19 na capital

A primeira profissional de saúde imunizada é a técnica de enfermagem Helen Cristina, do hospital de Pirituba

O secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido acompanha a vacinação da técnica de enfermagem Helen Cristina

Blog do Welbi

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19 na cidade. A primeira vacinação foi nesta terça-feira, no Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, de Pirituba, e acompanhada pelo prefeito em exercício, Ricardo Nunes, e o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido.

A primeira profissional de saúde imunizada é a técnica de enfermagem Helen Cristina de Camargo Seixas Pacheco, de 46 anos, funcionária do hospital há mais de seis anos. "Me sinto muito agradecida. É um sentimento de alívio e gostaria que todas as pessoas tivessem a mesma oportunidade que eu estou tendo hoje", explicou a técnica de enfermagem.

Neste momento, serão priorizados os profissionais que atuam na linha de frente da assistência direta a pacientes com Covid-19 em hospitais (enfermarias e UTIs Covid-19) públicos e privados, prontos-socorros, UPAs, AMAs, UBS (profissionais da ponta para atendimento de sintomáticos respiratórios) e os profissionais que trabalham no SAMU Resgate. 

Os cerca de 15 mil idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e os indígenas aldeados da capital também estão incluídos nas prioridades pré-definidas. As doses dessa primeira remessa serão encaminhadas aos Serviços de Saúde, que farão a distribuição às unidades para vacinação dos profissionais da linha de frente. No caso dos idosos acamados, os agentes da SMS farão o deslocamento até as instituições de internação para a imunização desse público. Considerando a quantidade de doses a ser recebida nesta primeira fase, neste momento não será disponibilizada imunização ao público geral nas UBS ou em qualquer outro posto de vacinação. 

A expectativa é receber mais 215 mil doses em até 15 dias para a segunda imunização dos profissionais, idosos e indígenas vacinados nesta terça-feira (19), totalizando 430 mil doses de vacinas para a primeira fase. Assim que acontecer o recebimento de novas remessas do imunizante, num segundo momento, serão incluídos na campanha, de forma escalonada, os demais profissionais de Saúde e outros públicos prioritários, como idosos acima dos 75 anos.

A capital já possui definida e estruturada toda a logística para a Campanha Municipal de Vacinação contra a Covid-19 e conta com os materiais necessários, entre os quais seringas e agulhas já destinadas apenas a essa ação, bem como o serviço de transporte e refrigeração específica. Foram adquiridos cerca de 25 milhões de insumos. A cidade de São Paulo já definiu 3.000 postos de vacinação, dos quais 1.000 são Equipamentos da rede municipal, que começarão a fazer a imunização à medida que novas remessas forem entregues. A ação deve envolver cerca de 27 mil profissionais, sendo 15 vacinadores e 12 mil para o apoio em todo o município de São Paulo.

Locais de vacinação 

Durante a campanha, serão utilizados cerca de 3 mil locais para vacinação. Haverá postos nas 468 Unidades Básicas de Saúde do município, que possuem salas de vacinação permanentes. Além deles, a cidade vai contar também com 1000 postos satélites, como praças, shoppings, estações de metrô, terminais de ônibus e pontos comerciais. Serão priorizados locais com grande movimentação de pessoas.

Em todas as campanhas de vacinação, os postos satélites são utilizados, visando a facilitar o acesso ao público-alvo da campanha. Os locais são definidos pelas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS), da Secretaria, assim que a data de realização das campanhas é informada, bem como sua população elegível, critério de vacinação e estratégias.

Serão utilizados ainda cerca de 1 mil equipamentos da Saúde da rede, como as AMAs 12h e 24h, Pronto-Socorros, Unidades de Ponto Atendimento, Hospitais Dia e Hospitais da cidade. Também serão utilizadas cerca de 1 mil escolas, incluindo os CEUs.

O Município tem seu plano de vacinação no combate ao novo Coronavírus estruturado, e seguirá a programação do plano estadual. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo entre 14 e 21 dias entre elas.

Comentários