Covas, até aqui, reconecta o PSDB a sua raiz social e de centro



O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Bruno Covas

Coluna do Estadão

O cenário pulverizado e o perfil moderado de Bruno Covas estão devolvendo o PSDB de São Paulo a um espaço que havia muito tempo o partido não ocupava: o centro do espectro político, com uma bandeira social-democrata. Após eleições nas quais os tucanos penderam para a direita, liderados por João Doria, o neto de Mario Covas tem afirmado a intenção de “reconectar” o PSDB-SP com ideais históricos. Segundo seus aliados, se for reeleito nessa pisada, o prefeito naturalmente colocará o tema dentro do partido e será contraponto a Doria.

A “mágica”, claro, tem alguns segredos, mas nem tudo é truque político. Quem convive com Bruno Covas diz que ele é verdadeiramente um cidadão com convicções do chamado centro democrático.

Os mais entusiasmados no entorno do prefeito já acreditam ter encontrado uma fórmula para o PSDB voltar a seus dias de glória: “radicalizar” em uma agenda de social-democrata de centro.

Não é o que pensava João Doria até bem pouco tempo atrás. O governador insistia em trilhar caminhos mais à direita como melhor maneira de chegar forte na eleição de 2022.

O teste de fogo para Covas será o segundo turno, se ele avançar de fase como indicam as pesquisas. A depender do adversário, ele poderá ser empurrado para um dos extremos: esquerda ou direita.

Comentários