Prefeito de SP anuncia bloqueio de avenidas a partir de segunda-feira para aumentar isolamento social


Bruno Covas disse que cenário atual não favorece relaxamento da quarentena no dia 11 de maio. Mais cedo, secretário municipal da Saúde descartou flexibilização da quarentena e disse que ela pode ficar mais rígida.

Bruno Covas: ‘Com esse cenário fica difícil decidir pela flexibilização da quarentena’

GloboNews e G1 SP

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (30) que a cidade terá bloqueios definitivos de trânsito em avenidas a partir de segunda-feira (4). A medida já havia sido adotada nesta semana, mas apenas de forma educativa.

Covas disse também que avalia rever a lista de comércios essenciais que têm permissão para funcionar apesar da quarentena, mas que essa decisão só será tomada no dia 8 de maio. Hoje, a lista inclui supermercados e materiais de construção, entre outros estabelecimentos.

As medidas têm como objetivo aumentar a taxa de isolamento social no município, que está em 48%, enquanto o ideal para combater a propagação do coronavírus é de 60% a 70%.

"A gente deve começar a fazer bloqueios definitivos em algumas vias da cidade a partir da segunda-feira e também, se for o caso, rever essa lista de comércio essencial na cidade de São Paulo. Mas até o dia 8 [de maio] vamos ver se é o caso de prorrogar [a quarentena] do jeito que está, flexibilizar ou tornar mais rígida a circulação de pessoas”, disse Bruno Covas em entrevista à GloboNews.

Mais cedo, o secretário municipal da Saúde disse que a capital não vai determinar o fim do isolamento social no dia 11 de maio. "Já há uma decisão tomada. Nós não temos como, na capital é absolutamente impossível isso. Ao contrário, nós estamos começando uma discussão para fortalecer algumas medidas para que a taxa de isolamento", disse Edson Aparecido.

Aparecido destacou que os bloqueios devem acontecer especialmente em áreas onde o coronavírus foi mai letal, como as periferias das zonas Norte e Leste.

Na segunda-feira (27), a Prefeitura de São Paulo realizou um bloqueio educativo na Radial Leste, na Zona Leste. Na ocasião, duas faixas foram bloqueadas pela CET, provocando trânsito lento na região. A ideia é fazer com que esses bloqueios educativos se tornem definitivos a partir de segunda.

Comentários

  1. Prefeito ou Governador Corruptos nao entendem de saude.. quem deve determnar fim ou nao, e como deverá ser o fim do isolamento é o Ministério da Saude e não esses 2 Politicos Eleitoreiros.Lugar de corrupto é na Cadeia.
    Chega de Incompetentes
    #ForaDoria
    #ForaCovas

    ResponderExcluir

Postar um comentário