Em reunião virtual com Ministro da Saúde, Doria reforça pedido para habilitação de leitos de UTI em SP


Equipamentos e insumos para ampliação de testes e EPIs para trabalhadores da saúde também estão entre as grandes urgências do Estado

O governador João Doria

O governador João Doria realizou videoconferência, na manhã desta quinta-feira (30), com o Ministro da Saúde, Nelson Teich. Foi a primeira reunião do Ministério da Saúde com os governos estaduais.

O encontro virtual foi para apresentar as diretrizes do Governo Federal diante da crise e as necessidades prioritárias do Governo de São Paulo para o enfrentamento da COVID-19. Participaram também o Coordenador do Centro de Contingência do COVID-19 em São Paulo, David Uip; o Secretário da Saúde, José Henrique Germann; e os demais governadores do Sudeste.

"A velocidade e agilidade no fornecimento destes materiais e equipamentos significa salvar vidas. Quanto mais rápidos agirmos, mais vidas serão salvas", disse Doria.

Leitos e equipamentos estão entre as grandes urgências, além de recebimento em espécie. Germann destacou que foi solicitada a habilitação de 2.783 novos leitos de UTI, tendo sido liberados até agora 734, tendo ainda a necessidade de outros 2.049 leitos.

Ainda durante o encontro, foi reforçado o pedido do Estado para a necessidade de 4 milhões de testes rápidos, 20 milhões de insumos para coleta do exame PCR (como tubos de ensaio), 4,2 milhões de EPIs (como máscaras e aventais), R$ 2,6 milhões que estão em atraso para compra de medicamentos para tratamento de pacientes do COVID-19, 1,6 mil carros monitores e 100 respiradores para o Hospital das Clinicas, que já tem os leitos em uma unidade completa dedicada ao tratamento da doença.

Comentários