Alckmin diz que Ciro 'não tem espírito de justiça' e não gosta de São Paulo


Tucano deu início ao que o partido chama de 'Arrancada 45'

ANA PAULA RIBEIRO - O GLOBO

Geraldo Alckmin faz campanha em Salvador

Em campanha pelo interior de São Paulo, o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, provocou Ciro Gomes ao dizer que o pededista não tem "espírito de justiça". O tucano defendeu ainda que o salário mínimo adotado no país passe a ter ganhos reais (acima da inflação).

- O Ciro Gomes tem duas características. Não gostar de São Paulo, porque sempre dá um jeito de falar mal, e não tem espírito de justiça. O Lula e o PT não são culpados. O culpado é o Fernando Henrique que deixou o governo há 16 anos - ironizou durante caminhada, em Sorocaba (SP), ressaltando que tem apreço por Ciro.

Na sexta-feira, ao criticar a proposta de unificação das candidaturas de centro feita por Fernando Henrique, Ciro afirmou que o ex-presidente era culpado pela situação que o país enfrenta.

O tucano deu início ao que o partido chama de "Arrancada 45", que consiste em reforçar a campanha na tentativa de angariar votos e conseguir ir ao segundo turno. Alckmin esta mal posicionado nas pesquisas e tem dificuldade em alcançar 10% nas intenções de voto. Além de presença dos candidatos em atos de campanha, o PSDB faz também um "adesivaço" em 70 grandes cidades neste final de semana.

Ao lado de sua candidata a vice, Ana Amélia (PP), Alckmin voltou ainda a rechaçar a proposta da equipe de Jair Bolsonaro (PSL) de unificar a alíquota do Imposto de Renda em 20% e criar um imposto de funcionamento similar ao da extinta CPMF. Atualmente, sao quatro faixas de alíquota do IR, que vão de 7,5% a 27,5%.

- Queremos corrigir a tabela do IR, mas não vai ter unificação de alíquota. Isso prejudica a classe média e os mais necessitados. Também não vamos recriar a CPMF. É um imposto em cascata e encareceria tudo - disse.

A última vez que a tabela do IR, que determina as faixas de salário para cada alíquota, foi corrigida foi em 2015.

Sobre o salário mínimo, o tucano afirmou que defende uma fórmula em que o reajuste seja acima da inflação, proporcionando ganhos reais.

- Queremos um mínimo corrigido além da inflação, um ganho real. E sem desvinculação dos benefícios. Todos serão beneficiados - disse.

Na sexta-feira, Persio Arida, responsável programa de campanha tucano, afirmou que a vinculação dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisaria ser revista e atrelada à produtividade da economia.

Alckmin também defendeu ser possível investir na saúde mesmo com as limitações orçamentárias, reforçando que não pretende elevar impostos caso seja eleito.

- Governar é fazer escolhas. Não vamos criar ou aumentar impostos. Vamos cortar gastos e desperdícios para investir na saúde- afirmou.

Como exemplo, citou a correção dos serviços que estão mais defasados na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS) e a rebertura de 30 mil leitos que foram fechados nos últimos anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre 2010 e 2018, 34 mil leitos hospitalares de uso exclusivo do SUS foram fechados.

Comentários