Jornalistas são agredidos por simpatizantes de Lula


Casos ocorreram em Brasília e em São Bernardo do Campo

O GLOBO


Jornalistas foram agredidos e ameaçados por pessoas contrárias ao pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). De acordo com a entidade, foram registrados casos em Brasília e em São Paulo.

Em nota, a Abraji informou que em frente à sede da Central Única dos Trabalhadores(CUT) na capital federal, pelo menos 30 manifestantes avançaram sobre um carro do 'Correio Braziliente' e quebraram um dos vidros do veículo. Ninguém foi ferido. A Polícia Civil do DF foi informada do ocorrido e a equipe registrou ocorrência na Coordenação Especial de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado.

Um dos manifestantes ameaçou uma equipe do SBT. Um fotógrafo da Reuters também foi hostilizado e teve de deixar o local.Os profissionais estavam no local para cobrir o protesto convocado pela CUT-DF em defesa de Lula.

Um jornalista da agência 'Estadão Conteúdo' foi atingido com ovos em São Bernardo do Campo (SP) ao registrar manifestações em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, para onde o ex-presidente se dirigiu no início da noite. O agressor vestia uma camiseta da CUT.

Diz a nota da associação: "A Abraji repudia as agressões e hostilidades às equipes do Correio Braziliense e do SBT, ao fotógrafo da Reuters e a Nilton Fukuda. A violência contra profissionais da imprensa é inaceitável em qualquer contexto. Impedir jornalistas de exercer seu ofício é atentar contra a democracia. Os autores devem ser identificados e punidos pelas autoridades".



stest

Comentários