Em evento com Temer, Alckmin é recebido com gritos de 'presidente'


Tucano participa da solenidade de liberação de verbas para municípios no Planalto

LETICIA FERNANDES E KARLA GAMBA - O GLOBO

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, participa da reunião da executiva do PSDB 
Jorge William / Agência O Globo

Em evento com a presença do presidente Michel Temer, nesta segunda-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin — também presidente nacional do PSDB —, foi recebido aos gritos de "nosso presidente", além de aplausos da plateia, composta majoritariamente por prefeitos.


Os aplausos de apoio a Alckmin começaram quando ele foi chamado ao palco do evento. Temer, que diz não ser candidato mas ainda é aconselhado por aliados a concorrer em outubro, ainda não havia chegado quando os gritos em favor do tucano começaram. O governador de São Paulo foi mais uma vez fortemente aplaudido quando foi oficialmente anunciado pela organização do evento, já com a presença de Michel Temer no palco.

No evento que reúne Temer, prefeitos e o ministro Gilberto Kassab, da Ciência e Tecnologia, foi assinada a liberação de verba de R$ 2 bilhões para prefeituras, medida aprovada pelo Congresso em fevereiro deste ano.

Temer já havia anunciado em dezembro do ano passado a verba destinada aos prefeitos. O anúncio havia sido feito como parte das ofensivas para aprovar a reforma da Previdência, agora sepultada. Na época, também como estratégia para pressionar os prefeitos a influenciarem deputados na Câmara para que votassem em favor das mudanças nas regras de aposentadoria, o governo também prometera liberar mais R$ 3 bilhões a municípios em 2018, caso a reforma fosse aprovada.

Em discurso de encerramento da cerimônia desta segunda, Temer disse que honra sua palavra e que, quando chegou à cadeira de presidente, cumpriu o que estava escrito no Ponte para o Futuro, documento com diretrizes de governo inicialmente apresentado quando ele era vice da então presidente Dilma Rousseff.

— É fundamental que nós sempre tenhamos em conta ter um programa durante as eleições e depois levar a cabo esse programa. Mas, mais importante do que cumprir o programa é o governante cumprir sua palavra — afirmou, dizendo que cumpria hoje o que prometeu aos prefeitos endividados ainda em 2016.

Comentários