Lu Alckmin: Uma história de aprendizado


Senhoras primeiras-damas

Imagem relacionada
Lu Alckmin, 

A princípio, uma primeira-dama não possui funções oficiais dentro do governo. No geral, cumpre o papel de esposa do presidente de um país, governador de estado ou prefeito. No Brasil, o título foi inspirado pelo modelo norte-americano. No entanto, elas ganham visibilidade por participar de cerimônias públicas e organizar ações sociais, como eventos beneficentes.

Uma primeira-dama carismática pode ainda ajudar a transmitir uma imagem positiva de seus maridos à população. 


LU ALCKMIN

Conduzindo as ações sociais no Estado há mais de 12 anos, Lu Alckmin é vista como um exemplo para as demais primeiras-damas dos municípios paulistas. Esposa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Lu demonstrava vocação para o trabalho social desde a década de 1970, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba (SP). 

Após assumir a presidência da entidade social do Estado, dedicou-se às casas de solidariedade, ao Jori (Jogos Regionais do Idoso), às padarias artesanais e aos demais projetos sociais do governo. Sobre sua atuação, ela é direta: “Ninguém é nada sozinho”. E ressalta, com os olhos marejados, ao falar de sua atuação social: 

“Para mim, é uma honra [ser primeira-dama]. Nossa vida é muito breve e poder ajudar meus semelhantes é uma realização para mim. Estamos aqui de passagem e, quando nós amamos o próximo, somos felizes. Pode ter certeza que eu fico muito feliz de ver essas pessoas terem oportunidade de uma vida melhor.” 

A imagem pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo
De 2011 a 2017 mais de 178 mil pessoas foram atendidas na Escola de Qualificação Profissional do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo, presidido por Lu Alckmin

Sobre as primeiras-damas que passaram pelo serviço social do Estado ela sintetiza que “todas que passaram pelo Fundo Social foram importantes”, lembrando de dona Lila Covas, a quem considera sua “professora”. Ela cita ainda dona Luci Montouro, responsável por criar os fundos municipais pelo Interior.

FAMÍLIA

Ser esposa, mãe, avó e ainda dividir o tempo com o trabalho social não é problema para nenhuma delas. Lu conta que “consegue fazer tudo”. E frisa: “Todas as mulheres são ocupadas e eu não sou diferente das outras”. 

AMOR

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, pessoas em pé e área interna
Geraldo Alckmin e Lu Alckmin

“Eu amo o Geraldo. Por um acaso, Deus me pôs na vida dele e eu tive a oportunidade de assumir como voluntária no Fundo Social, que era meu sonho de ajudar os meus semelhantes. Além disso, eu sou mãe e avó e amo ser os dois. Pode ter certeza, dá tempo para tudo. Dá tempo para ser mãe, avó e tudo. Apenas precisamos nos organizar nos nossos horários”, finaliza. 


Fonte: Folha da Região - Araçatuba

Comentários