Governador Geraldo Alckmin vistoria áreas atingidas pela chuva na Região Metropolitana de São Paulo


Trabalho conjunto tem como prioridade retirar moradores de áreas de risco


O governador Geraldo Alckmin esteve em Mairiporã e Franco da Rocha nesta sexta-feira, 11. As duas cidades foram atingidas pelas fortes chuvas, que chegaram a mais de 170 milímetros nessa madrugada, volume de água equivalente a um mês de precipitações.

"A primeira tarefa é ajudar as pessoas, acolher as famílias”, ressaltou o governador. “As cidades de Franco da Rocha e Mairiporã solicitaram ajuda humanitária e serão encaminhados colchões, lençóis, cestas básicas, kits de higiene pessoal e kits de limpeza", completou Alckmin.

Em Mairiporã, o governador vistoriou as áreas atingidas e, em Franco da Rocha, passou na unidade do Corpo de Bombeiros. Na Região Metropolitana de São Paulo, 140 homens do Corpo de Bombeiros estão trabalhando ininterruptamente desde a madrugada, com 50 viaturas mais equipamentos.

"A segunda tarefa é ajudar a cidade na sua infraestrutura e dificuldades. As cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato e Mairiporã estão sendo vistoriadas pelas equipes da Defesa Civil. Os agentes vão avaliar os riscos e a necessidade de desocupação das áreas afetadas", acrescentou.


Alckmin destacou o socorro prestado a uma menina de cinco anos em Francisco Morato, que estava presa pelo pé a uma laje. "Era impossível retirar a criança do local ao qual estava presa”, relatou. “Para salvá-la, os bombeiros precisaram entubar e anestesiá-la ali mesmo para operá-la”. A vítima foi salva e transferida para o Hospital das Clínicas e seu estado de saúde é estável.





Represa Paiva Castro

Paiva Castro é a quinta represa do sistema Cantareira. Na quinta-feira, o reservatório tinha 35% da sua reservação. Na sexta-feira, o volume estava em quase 100%. "Segurou a água ao máximo que pode na barragem, mas quando chega a 100% não tem mais como segurar, pelo risco de rompimento da barragem. Então a represa até ajudou na vazão. Chegou a mais de 200 metros cúbicos por segundo", explicou o governador.

Comentários